3 entre 4 pessoas costumam pesquisar o preço do produto na internet antes de ir realizar uma compra nos shoppings do Rio de Janeiro
Três a cada quatro pessoas que realizam uma compra no shopping no Rio de Janeiro costumam pesquisar, antes, o preço da mercadoria na internet. Essa é uma das descobertas de uma ampla pesquisa sobre o hábito dos consumidores realizada pela Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce).
A pesquisa de preço utilizando os canais online não é vista como uma surpresa pela associação que, no estudo, aponta esse novo hábito como uma oportunidade para apoiar a digitalização dos lojistas de pequeno e médio porte, para oferecer mais possibilidades aos clientes deste perfil de consumo.
Esse estudo também mostrou que 43% do total de consumidores que participaram do questionário declaram já ter feito compra em algum canal digital de shopping center, seja ele o site oficial, WhatsApp ou outro meio eletrônico. E 35% dos consumidores acessam alguma plataforma de shopping no celular.
Apesar da concorrência com o comércio eletrônico, o shopping ainda cumpre seu papel como centro de compras. Esse estudo apontou que 46% dos consumidores preferem comprar em shopping por considerá-lo um local seguro e 36% o avaliam como um local prático para resolver as necessidades do dia a dia.
Levantamento da Associação Brasileira de Shoppings Centers
Segundo o levantamento da Associação Brasileira de Shoppings Centers (Abrasce), 44% dos frequentadores vão aos centros comerciais para fazer compras, principalmente calçados, roupas, utensílios para casa e eletrônicos. Há outros 30% dizem que vão pelo lazer, 21% pela alimentação, e 5% por outros serviços oferecidos nos shoppings.
Entre os frequentadores, 65% vão ao shopping com veículo próprio e o tempo médio de permanência é de 80 minutos.
Com o fim do isolamento provocado pela Covid-19, aumentou o tempo que os frequentadores passam em shoppings.
Antes de efetuar uma compra em Shopping do Rio de Janeiro
Os consumidores comparam os preços de produtos entre diferentes varejistas antes de fazer uma compra, pois o preço continua sendo importante em qualquer decisão de compra. Dessa forma, os clientes pesquisam bastante até encontrar a melhor oferta antes de chegar ao shopping.
Resumindo, o poder de uma boa oferta pode definir uma venda para uma marca, e até mesmo clientes fiscalizados podem cair na tentação de comprar em outro lugar caso loja não mantenha a competitividade.
Na era digital, as ofertas muitas vezes são exibidas assim que o usuário digita o nome de um produto em um mecanismo de busca, e quando o algoritmo descobre qual é o produto desejado, ele passa a receber ofertas sedutoras por e-mail, em sites de afiliados, nas redes sociais, etc.
A internet é como um shopping. Cada termo de pesquisa, o Google e os serviços de ofertas indicam ao consumidor o que podem comprar e onde. As plataformas digitais surgiram como ferramentas que buscam levar o consumidor até a melhor oferta.